quinta-feira, 7 de abril de 2016

Como explicar...

 as coisas "feias" que os adultos fazem a uma criança?  Dan Gliesack responde com a melhor explicação de sempre.


"Quando recebem uma moeda, põem-na no mealheiro. O mealheiro está numa prateleira, no vosso quarto.
A vossa mãe sabe e, de vez em quando, vai lá contar o dinheiro, para saber se pouparam mais ou se o gastaram.
Um dia, podem pensar: "Não quero que a minha mãe conte o meu dinheiro". E levam outro mealheiro para casa do João, para guardá-lo no quarto dele. Escrevem nele o vosso nome e põem-no na prateleira.
A mãe do João é muito ocupada e nunca tem tempo de ir ver o mealheiro dele. Por isso, podem guardar lá o vosso e será um segredo.
Todos os miúdos do bairro acham a vossa ideia fantástica e todos levam um mealheiro extra para casa do João. Agora, a prateleira do João está cheia com os mealheiros de todas as crianças do bairro.
Um dia, a mãe do João chega a casa e vê os mealheiros todos. Fica muito zangada e telefona aos pais de todas as crianças a contar.
Nem todos fizeram isto por mal. O irmão mais velho do José rouba-lhe dinheiro do mealheiro, e ele só quis escondê-lo melhor.
O Joaquim quis poupar para comprar uma prenda de anos à mãe, sem ela saber. O Manuel só o fez porque achou divertido.
Mas muitas crianças fizeram-no por más razões.
O Vasco andava a roubar o dinheiro do almoço aos colegas e não queria que os pais soubessem. O Miguel andava a roubar dinheiro da carteira da mãe. O Bruno estava a fazer dieta e não queria que os pais soubessem que ele andava a comprar doces.
Na vida real, muitas pessoas importantes foram apanhadas a esconder os seus mealheiros em casa do João, no Panamá. Hoje, as mães descobriram. Em breve, saberemos mais sobre quais destas pessoas importantes estavam a fazê-lo por más razões e quais o faziam por boas razões.
Mas quase todos estão metidos em problemas, porque é contra as regras guardar segredos."
.

Sem comentários:

Enviar um comentário